Bomba centrífuga de tipo segmental de várias fases de sucção única SHD, SHDG para transporte de água ou propriedades físicas e químicas semelhantes à água sem partículas sólidas. A SHD bombeia fluido de transmissão com temperatura inferior a 80 ºC, adequado para minas, fábricas e drenagem urbana. O SHDG bombeia fluido de transmissão com temperatura abaixo de 105 ºC, adequado para a bomba de alimentação da caldeira ou para o fornecimento de água quente e outras ocasiões semelhantes.
Taxa de fluxo | 6-1000m3/h |
Taxa de cabeça | 25 m |
Velocidade | 1450 - 2900 rpm |
Temperatura média | 0-105 ºC |
Diâmetro | 40 mm |
A. quais são as peças da bomba de vários estágios?
As peças da bomba de vários estágios são muito semelhantes às da bomba centrífuga padrão, exceto para a bomba centrífuga de vários estágios, onde as peças adicionais são difusores que canalizam eficientemente o fluido para o olhal do impulsor ou para a fase seguinte. Na bomba de canal lateral, existem placas intermédias com o canal lateral recortado e peças líquidas.
Em bombas centrífugas de vários estágios, devido ao impulso elevado gerado devido aos impulsores virados na mesma direcção, haverá um dispositivo de equilíbrio de impulso, ou seja, um disco de equilíbrio ou um tambor de equilíbrio, que reduz o impulso a um nível que pode ser gerido por um rolamento de impulso de tamanho padrão.
B. como funciona uma bomba de vários estágios?
Uma bomba de vários estágios funciona através de uma alimentação de impulsor para o próximo impulsor e o número de impulsores necessários depende do requisito de pressão de descarga. O líquido entra na bomba e passa, em seguida, através dos vários impulsores, numa sequência da esquerda para a direita.
C. quais são as aplicações e utilizações para bombas de vários estágios?
As aplicações para bombas de vários estágios são muitas e variadas e podem ser utilizadas para fornecer água a edifícios de alto aumento, osmose inversa (RO), água de alimentação da caldeira, pulverização, limpeza a alta pressão, trabalhos de água, aquecimento, condensados, fornecimento de combustível, produção de petróleo e gás, geração de energia e exploração mineira e outras aplicações de alta pressão e temperatura.
D. quais são os diferentes tipos de bombas de vários estágios?
Os tipos de bombas de vários estágios incluem:
Bomba centrífuga de vários estágios horizontal (acima do solo)
Bomba centrífuga de vários estágios vertical (acima do solo)
Tipos de bomba submersível/cárter
Bomba de canal lateral
Bombas combinadas, ou seja, centrífuga baixa NPSH, primeira fase com canal lateral, fase adicional.
Bomba de caixa dividida horizontal
Bomba da turbina vertical
Bomba de vários estágios sanitária
E. quais são as vantagens de utilizar uma bomba de várias fases?
Se compararmos a bomba centrífuga de vários estágios com uma bomba de alta pressão - a bomba centrífuga de vários estágios, mesmo que seja mais complexa e dispendiosa, provavelmente seria um melhor ajuste hidráulico, teria uma melhor eficiência e seria mais confiável. Com os seus módulos hidráulicos, a capacidade de fornecer impulsores adicionais e a sua capacidade de aparar esses impulsores, o ponto de serviço pode-me cumprir exactamente sem comprometer. A seleção é mais provável estar próxima de "BEP" e funcionará de forma eficiente e confiável.
As bombas de vários estágios podem ser configuradas para que haja uma sangria entre estágios desligada se houver vários pontos de serviço necessários. Pode ser possível executar uma bomba de vários estágios a uma velocidade inferior a uma bomba centrífuga de um estágio que pode oferecer uma vantagem de eficiência, mas certamente funcionará muito mais silencioso, o que é uma consideração importante no mundo de hoje. Um aumento de 3 dBA representa uma duplicação do som, uma vez que a escala de som é logarítmica.
F. qual é a diferença entre uma bomba de um estágio e uma bomba de vários estágios?
Uma bomba de um estágio usa um impulsor, enquanto uma bomba de vários estágios usa 2 ou mais impulsores (alguns fabricantes usam 80 ou mais impulsores).
Existem componentes adicionais numa bomba de várias fases que são necessários para canalizar o fluido da primeira fase para a fase seguinte, ou seja, difusores.
As bombas de vários estágios têm um dispositivo de equilíbrio de impulso e também podem existir rolamentos intermédios (lubrificados pela bomba) para estabilizar o veio e outras pequenas diferenças.
G. como você lê uma curva de bomba de vários estágios?
Você lê uma curva de bomba de vários estágios exatamente da mesma forma que lê qualquer outra curva de tipo de bomba, no entanto, alguns fabricantes irão publicar curvas de um estágio, o que significa que isso tem que ser multiplicado para estabelecer o número de estágios necessários, no entanto, tenha em atenção que as bombas dos canais laterais têm a sua potência máxima a fluxo zero e a potência diminui com o aumento do fluxo, que é o inverso de uma bomba centrífuga.
H. qual é a diferença entre uma bomba de vários estágios vertical e uma bomba de vários estágios horizontal?
As principais diferenças entre uma bomba vertical de vários estágios e uma bomba horizontal de vários estágios são:
1. Orientação da bomba
2. A bomba vertical de vários estágios está acima do solo e pode ser usada onde há limitações de espaço, porém o motor precisa ser removido antes que a manutenção possa ser executada.
3. As bombas verticais de vários estágios são usadas em algumas aplicações em que o motor precisa ser levantado do reservatório para que a unidade possa ser mantida. É comum nas bombas verticais que a carga de impulso seja tomada pelo motor, por exemplo, bombas de turbina VTP que têm motores eléctricos especificamente concebidos para este tipo de bomba, para eliminar a necessidade de um rolamento de impulso na bomba, resultando numa menor complexidade e custos. As bombas VTP podem ser produzidas com comprimentos de coluna superiores a 100 metros.
4. As bombas horizontais de múltiplos estágios são montadas com pés que, para aplicações de alta temperatura, são um projeto especial para permitir o crescimento térmico e, assim, evitar problemas operacionais devido à expansão e contração. Eles precisariam ser alinhados com o motor elétrico. Nas bombas verticais, a montagem é talvez mais simples, isto é, para as bombas do cárter, uma placa de suporte seria fixada com parafusos padrão e geralmente não é necessário alinhamento, uma vez que o motor está flangeado e está a alinhar-se automaticamente com o registo correspondente.
I. que tipo de bomba multifásica é mais comumente usada na indústria?
O tipo mais comum de bomba de vários estágios utilizada na indústria é a bomba horizontal de vários estágios e a bomba vertical de vários estágios (acima do solo) montada em bombas centrífugas. Entretanto, bombas de canal lateral de vários estágios também seriam relativamente comuns junto com as bombas verticais da turbina.
A SEMHAI pode oferecer uma gama completa de bombas de múltiplos estágios da Flowserves. Fornecemos suporte técnico localizado e engenharia de serviço no local para atender às suas necessidades operacionais.